Terapia Familiar

Terapia Familiar

Terapia Familiar

A família tem mudado drasticamente nos últimos anos, deixando as pessoas um tanto desorientadas sobre como agir, qual seu papel, como educar filhos, como se comunicar melhor em tempos em que a tecnologia ocupa um papel quase central nas relações. A terapia familiar contribui para a resolução de crises e ajuda a atravessar as fases do ciclo de vida familiar de forma mais consciente e inserida nos novos modelos sociais.
Hoje temos novos formatos familiares em que a abordagem sistêmica fornece alternativas para desenvolver novas visões sobre as relações. Temos famílias com novas estruturas, por exemplo, mães criando seus filhos sozinhas, avós criando netos, casais em segundos e terceiros casamentos com filhos de cada relacionamento convivendo juntos, casais homo afetivos criando seus filhos biológicos ou adotivos. Para todas essas novas situações a terapia familiar é de grande relevância.
Atuação:
 Conflitos familiares: problemas de comunicação, de autonomia, afastamento, discussões sem razão aparente, desarmonia, problemas com dinheiro, heranças, dificuldades nas transições da vida familiar.

Nas crises de transição da vida familiar:
1. Casamento: lidar com as novas responsabilidades da vida em comum: trabalho, tarefas da casa e da vida a dois, a saída da casa dos pais e o relacionamento com eles.
2. Nascimento dos filhos: o planejamento de ter ou não filhos, aspectos da educação deles em casa e na escola de acordo com os valores do casal.
3. Filhos adolescentes: as mudanças da entrada dos filhos na adolescência, a liberdade que eles querem, os namoros, a sexualidade, a internet, os amigos e tudo que envolve o amadurecimento dos filhos.
4. Filhos adultos em casa: síndrome atual de filhos chegando aos 30 anos e sem projeto de sair de casa muitas vezes com desistência da faculdade ou de trabalhos, sem rumo na carreira, às vezes com uso de drogas. Pais que não conseguem pensar no ninho sem os filhos.
5. Família com idosos: cuidar de pais idosos que muitas vezes ficam dependentes por doenças e limitações.

Terapia Familiar


ENTRE EM CONTATO:






Benefícios

Promove a transição e o crescimento das famílias situando-as nos novos contextos sociais emergentes.

Perspectiva Sistêmica

“ A perspectiva do ciclo de vida familiar vê os sintomas e as disfunções e em relação ao funcionamento normal ao longo do tempo, e vê a terapia como ajudando a restabelecer o momento desenvolvimental da família".
Betty Carter e Monica Goldrick

MISSÃO

Estamos comprometidos com o desenvolvimento e o amadurecimento que levam o ser humano ao autoconhecimento. Buscamos inseri-lo num processo de transformações significativas para a sua vida, seja em relacionamentos pessoais, familiares, profissionais, enfim, na sua relação com o mundo. A proposta é facilitar essas mudanças pessoais para realizações positivas e harmoniosas nos aspectos físico, psíquico, emocional e espiritual.